quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pentecostal e Protestante

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8);

“E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” (1ª Coríntios 11:19);

Foi no século XVI que o nome “protestante” ficou conhecido no mundo através de homens que não tiveram medo de encarar o clero da época e denunciar as inúmeras heresias e posições contrárias às Santas Escrituras da Igreja dominante que por conseqüência afastava o povo da presença de Deus e de sua Verdade impondo regras humanas, glorificando a homens e não ao Único que é digno de toda a Glória, cobrando indulgências, furtando o genuíno ensino da Palavra de Deus e muitas outras práticas abomináveis diante de Deus.

E foi no final do século XIX e início do século XX que o nome “pentecostal” ficou conhecido no mundo através daqueles crentes em Cristo que criam no Batismo com o Espírito Santo e com Fogo e acreditavam na prática a evidência dos Dons do Espírito Santo, é bem verdade que bem antes desse tempo o Espírito Santo já promovera grandes avivamentos espirituais através de grandes homens de Deus como John Wesley, Charles Spurgeom, Charles Finney dentre outros que incendiaram a Europa e a América com Poderosas Pregações e grandes manifestações do Espírito Santo em homens simples que simplesmente abriram seus corações para acreditar no Evangelho completo. Vemos na Palavra de Deus sob a narrativa de Lucas no capítulo dois do Livro de Atos dos Apóstolos sobre a descida do Espírito Santo sobre os discípulos naquele cenáculo que aguardavam a promessa de Jesus que dizia que eles seriam testemunhas após receber a Virtude do Espírito Santo, após o cumprimento da promessa vemos o primeiro discípulo Pentecostal e Protestante da Bíblia abrindo a boca e pregando um duro e poderoso sermão para aqueles que haviam clamado diante de Pilatos a Crucificação do verdadeiro Messias.

O mais importante a notar neste episódio é que antes da descida do Espírito Santo e da Sua Poderosa Virtude encher os discípulos, a Bíblia revela esses mesmos discípulos escondidos e com medo de se apresentarem como cristãos e discípulos de Jesus diante dos judeus – Veja isso em João 20:19. Talvez eles tivesses lembrando das Palavras do Mestre em João 15:20 onde Jesus dizia que o servo não é maior de que seu Senhor e que se perseguiram a Jesus também os discípulos seriam perseguidos, ou da Palavra do Mestre em Lucas 21:12 em que Jesus dizia que iriam lançar mão dos discípulos, entregando-os às sinagogas e às prisões por amor do Nome de Cristo. Quem sabe talvez se eles não estavam se lembrando do que Jesus disse em Marcos 14:27 que o Pastor seria ferido e as ovelhas seriam dispersas. A verdade é que em momentos como esses muitos pensamentos passam pela cabeça, sem contar os ataques dos demônios na esfera espiritual.

Nesse contexto vemos Pedro negando a Jesus (Lucas 22:61), contudo foi justamente o Apóstolo que negou o Mestre três vezes que após receber o revestimento do Espírito Santo foi o primeiro Pentecostal Protestante dentre os apóstolos em que cheio do Espírito venceu as barreiras do medo (carnal) e dos demônios (espiritual) para protestar contra o maior engano dos judeus religiosos que foi o de perseguir, odiar e crucificar o Autor da Vida.

“Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;

A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;” (Atos 2:22-23);

“Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,” (Atos 2:36-41);

Para quem estava com medo e negou a Jesus, foi um ousado sermão protestante que resultou na conversão de quase três mil almas só naquele dia. Outros “Pentecostais Protestantes” aparecem na Bíblia falando duro contra Reis corruptos, líderes desviados de Deus, lideranças apóstatas, falsos mestres e falsos profetas que ensinavam o povo a errar e a se afastar da Verdade de Deus, dentre esses homens destacamos Elias, Eliseu, Micaías, Daniel, Jeremias, Ezequiel, homens dispostos a viver piamente em Cristo, dispostos a serem mártires de Deus neste presente século!

Eu acredito que para ser protestante é necessário ser cheio do Espírito Santo, e como no entendimento bíblico, ser pentecostal é ser cheio do Espírito Santo, e ser cheio do Espírito Santo não é somente pular, gritar e falar em línguas, ser pentecostal é ser cheio de Poder para Testemunhar de Cristo, é ter Vida de Oração, leitura da Palavra, conhecimento bíblico e principalmente prática da Palavra, caráter, transparência, verdade, santidade, isso é ser pentecostal, pular, gritar, falar em mistérios alguns fazem estando vazios do Espírito Santo, mas Testemunhar com Poder a Verdade diariamente é necessário ser cheio do Espírito Santo!

Ser cheio do Espírito para negar os pratos de satanás, os guizados avermelhados que vemos por ai, as ofertas profanas e pecaminosas que chegam diante de nós todos os dias, é ter Poder para refutar heresias, doutrinas de demônios, e ter graça para perdoar as injúrias daqueles que são teleguiados por satanás enganados por doutrinas diversas de demônios!

Ser cheio do Espírito Santo para negar a propostas de adultério, a fornicação, a promiscuidade, para negar o mundo, para negar os caminhos mais fáceis, para contradizer os hipócritas desejando que sejam transformados, ser cheio para pregar a Palavra de Deus com Verdade, com Poder e autoridade!

Nesses últimos dias vemos muitos preletores, intelectuais, apóstolos, mas Deus conta mesmo é com profetas idôneos ao Senhor que tenho coragem de ir contra ao sistema religioso evangélico com suas politicagens, shows, heresias, e outras coisas que não é lícito relatar aqui!

Homens que não tenham medo de falar abertamente contra a maçonaria e pregar contra o envolvimento de crentes com esta seita que tem destruído as Igrejas de Deus com suas heresias encobertas, influências satânicas, jogos de interesses e etc.

Deus conta conosco amado irmão! Muitos se levantam dizendo que se tomarmos essa postura de servir a Cristo piamente somos retrógrados, quadrados, desatualizados, provocadores de contendas, anti-sociais e outros “adjetivos”, contudo é melhor ser tudo isso para eles e agradar a Deus do que pecar por omissão a medida que se conhece as Verdades de Deus! Não queiramos ser como Jonas que temeu ir a Nínive, mas sejamos como Isaías que mesmo sabendo que tinha lábios impuros e que habitava em meio a um povo de impuros lábios, ele levantou os olhos ao Céu e clamou: “Senhor! Envia-me a mim!”!

Existem milhares de pessoas que freqüentam Igreja, mas que não nasceram denovo, pessoas que erram por não conhecer a Bíblia!

Deus conta contigo querido leitor! Deus conta comigo!

Levantemos nossas vozes apologéticas e protestemos um protesto de Amor, para que o povo retorne a Deus e não seja destruído e seja verdadeiramente livre, verdadeiramente feliz! (Oséias 4:6)

Que Deus nos ajude!

Em Cristo!

Pb. Luiz Victor R. Gomes

Nenhum comentário: